Pernambucano Rafael Câmara leva o Brasil ao vice-campeonato mundial de kart na Finlândia

Por Rodrigo França do Terra Esportes

O Brasil conquistou um resultado histórico no kartismo mundial neste domingo em Alaharma, na Finlândia. Rafael Câmara, piloto pernambucano de apenas 14 anos, foi vice-campeão mundial de kart entre 104 pilotos da categoria OK Júnior.

Ao longo da competição, Câmara conquistou cinco poles positions, venceu duas corridas e terminou as sete provas da competição no top-5. Rafael é neto do empresário Paulo Chaves.

"Estou feliz demais por esse campeonato fantástico que consegui fazer aqui na Finlândia. Faltou muito pouco para o título, mas ter vencido duas provas e ter sido competitivo o final de semana inteiro foi muito especial. Esse resultado vai para a minha família e para todos os brasileiros que lutam por conquistas no kartismo e no automobilismo. Nosso trabalho não é fácil, mas essa sensação de conseguir uma conquista como essa é única", diz Câmara.

Com o segundo lugar na final, Câmara repetiu a história de Ayrton Senna no Mundial de Kart 40 anos depois. Em 1979, o tricampeão mundial de F1 foi vice-campeão mundial em Portugal e repetiu o resultado no ano seguinte na Bélgica.

"É realmente o resultado mais importante da minha carreira e muito bacana repetir a história de um ídolo como o Ayrton Senna. Agradeço todos da equipe Forza Racing pelo trabalho que fizemos juntos nos últimos meses. A preparação para o Mundial de Kart foi excelente e vamos seguir buscando conquistas no kart antes de fazer a transição para os monopostos e seguir o sonho de chegar na F1", diz Câmara, que foi campeão brasileiro de kart em 2018 e acumula diversas conquistas na modalidade.

Rafael Câmara (esquerda), piloto pernambucano de apenas 14 anos, foi vice-campeão mundial de kart entre 104 pilotos da categoria OK Júnior.

Resultados de Rafael Câmara no Mundial de Kart:Corrida 1 - 4º lugar

Corrida 2 - 3º lugar

Corrida 3- 1º lugar e volta mais rápidaCorrida 4 - 3º lugar

Corrida 5 - 1º lugar e volta mais rápidaCorrida 6 - 2º lugar

Final - 2º lugar

Confira as principais conquistas da carreira de Rafael Câmara:2019

Vice-campeão mundial de kart (Finlândia)Campeão da etapa de Adria (Itália) do World Series Karting

2018

Campeão Brasileiro de Kart (Codasur Jr)Conquista da Vaga do Mundial de Kart (Suécia)

Títulos de 2016 a 2017

Campeão Sul-americano Rotax (Mini Max)Campeão Brasileiro Rotax (Mini Max)Bicampeão Copa São Paulo de Kart KGVCampeão Copa Rotax (Mini Max)Campeão Torneio de Verão Copa São Paulo KGV (Mini Max)Campeão Torneio de Inverno Copa São Paulo KGV (Mini Max)Campeão Torneio KGV Copa São Paulo (Mini Max)Campeão do Capacete de Ouro

Títulos de 2014 a 2015Campeão Paulista de KartCampeão da Copa São Paulo de Kart KGVCampeão do Capacete de OuroVencedor da segunda etapa do Florida Winter Tour

Campeão da Copa São Paulo LightPole position do Campeonato Brasileiro de KartVice-campeão da Copa São Paulo Light de Kart (Cadete)Vice-campeão Paulista de Kart (Cadete)Vencedor da Final da Copa SP Granja Viana (Rotax Mini Rookie)

Títulos de 2011 a 2013Campeão da Copa de Kart das Federações - categoria MirimVice-campeão Brasileiro de Kart – categoria MirimCampeão da Copa SP Light de Kart - categoria MirimCampeão da Copa SP Granja Viana de Kart - categoria MirimCampeão Pernambucano e Paraibano de Kart - categoria MirimCampeão da Copa Nordeste - categoria MirimVice-campeão da Copa Nordeste – categoria Mirim

Ajude-nos a continuar nosso trabalho independente. Você jamais será livre, sem uma imprensa livre. Contribua.

da Redação

Comentários