Maurício de Sousa e Ziraldo se encontram no Rio para lançar parceria

Por Giulia Costa de O Globo

O cartunista Maurício de Sousa levou um pouco da Bienal até a casa de Ziraldo, que se recupera de um AVC. Nesta edição da feira do livro, que acontece até o outro domingo (8), no Riocentro, está sendo lançada a segunda parceria dos dois dois, "5, 4, 3, 2, 1 Mônica e Menino Maluquinho Perdidos no Espaço". A estreia foi com " Mônica e o Menino Maluquinho na Montanha Mágica ", do ano passado.

— Isso é um ato de amizade — disse Ziraldo, prestes a completar 87 anos, ao receber Maurício. — Ele veio e trouxe a turma dele. Se ele estivesse no meu lugar, certamente eu faria o mesmo. Essa coisa da amizade é muito bonita.

O autor de alguns dos mais populares livros infanto-juvenis do país sofreu um AVC no ano passado , e ficou internado em estado grave. Ainda em recuperação do problema que o deixou "preguiçoso", segundo ele, Ziraldo não vai poder comparecer a 19ª Bienal do Livro , no Rio, evento em que ele esteve presente desde a primeira edição.

— Estou recém saído de um AVC, que é algo melhor que um infarto, que em geral mata. O perigo do AVC é de você ficar sequelado, mas disso eu me livrei porque eu já era sequelado — brinca.

Turma da Mônica e Menino Maluquinho juntos

Além de Maurício, o cartunista recebeu Manuel Filho, José Santos e Edras num encontro descontraído, promovido pela editora Melhoramentos. Os artistas gravaram um vídeo que será reproduzido na Bienal a partir deste sábado (31).

Impossibilitado de ir pessoalmente, Ziraldo fala no vídeo sobre o novo livro, que reúne as turmas de dois dos mais icônicos personagens da literatura infantil em uma aventura pelo espaço.

Ziraldo e Maurício de Souza com o novo livro 5, 4, 3, 2, 1 Mônica e Menino Maluquinho Perdidos no Espaço Foto: Marcelo Regua / Agência O Globo

— Essa não é só mais uma obra, é um reencontro. Desde sempre pensávamos em fazer um crossover, e só agora deu certo, graças a possibilidade de ter um redator como Manuel Filho, que conhece bem a obra de ambos — disse o criador da turma da Mônica.

Assim como o primeiro, o segundo trabalho colaborativo dos amigos de longa data foi redatado por Manuel Filho.

— Eu conheço esses personagens desde pequeno, aprendi e a ler e a estimular a imaginação com a obra desses dois gênios então é um orgulho estar ao lado deles — Disse Manuel durante o encontro na casa de Ziraldo. — Por outro lado, eu sabia que estava lidando com personagens amados por milhões de pessoas durante muitas gerações e dava aquele frio na barriga.

Maurício de Souza, Ziraldo e Manuel Filho criaram juntos o novo livro Foto: Marcelo Regua / Agência O Globo

O lançamento do livro acontece neta sexta-feira (30) no estande da editora Melhoramentos, na Bienal do Livro, no Rio Centro, às 14h. Mesmo sem poder comparecer ao evento, Ziraldo autografou 60 exemplares que estarão disponíveis para os fãs.

— Queremos trabalhar mais juntos, mas ainda não sabemos o que vem por aí — adianta Mauricio de Sousa. Ele participará hoje de uma sessão de autógrafos na Bienal e amanhã promove seu novo livro, "Uma viagem do Brasil ao Japão", às 11h30.

Ajude-nos a continuar nosso trabalho independente. Você jamais será livre, sem uma imprensa livre. Contribua.

da Redação

Comentários