Fome de diversão no primeiro dia do Rio Gastronomia

Com informações do O Globo

O público chegou com fome de diversão ao Píer Mauá, no primeiro dia do Rio Gastronomia. A 9 edição do evento, alías, começou com gostinho de sucesso e ingressos esgotados para esta sexta-feira. Enquanto alguns circulavam pelos armazéns 3 e 4 em busca da comidinha perfeita, outros focaram na agenda para garantir um lugar nas aulas com os chefs, que precisam de inscrição uma hora antes do encontros.

Novidade nesta edição, o Papo de Cozinha também chamou atenção do público, com bate papos informais na área de convivência do Píer. O evento vai até domingo, e continua na próxima semana, entre os dias 22 e 25.

Comer é a maior diversão é o tema desta edição do Rio Gastronomia Foto: Alexandre Brum / Agência O Globo

Uma aula de harmonização de cafés abriu a programação do dia, com a especialista Ana Argenta, da Orfeu Cafés Especiais, dando dicas de tipos de cafés disponíveis não apenas nas cafeterias, mas também nas gôndolas dos supermercados.

- Hoje em dia, há muitas opções, inclusive para quem não pode consumir cafeína. No entanto é importante saber a origem do café, pois se o processo de descafeinização não for bem feito, perde-se muito em sabor - reforçou. - O mesmo acontece com o café orgânico, que tem um alta grau de saudabilidade e vantagens para o bem-estar. Mas é preciso atenção na escolha. O da Orfeu foi muito premiado no último ano por equilibrar conceito e sabor.

A cozinha afetiva do Nola foi o tema que inaugurou o Papo de Cozinha. Thiago Sodré e Andressa Cabral deixaram o público quentinho contando histórias sobre comida afetiva.

- O termo 'comida afetiva' está na moda, e nada mais é do que aquelas receitas que ficam na memória, que você gosta de comer em casa, de fazer com os amigos e família - explicou Sodré - Busco inspiração para o cardápio nas comfort foods de outros lugares do mundo, das minhas viagens.

Realizado pelo GLOBO com apresentação do Sesc RJ e do Senac RJ, o evento tem patrocínio master de Santander e patrocínio de Stella Artois, Pão de Açúcar, Coca-Cola e Vivo. O Rio Gastronomia tem ainda o apoio de Azeite Andorinha, Naturgy, Gosto da Amazônia, Unimed-Rio, Amázzoni Gin, Magnésia de Phillips Tabs e Água Pouso Alto, Orfeu Cafés Especiais como Café Oficial e parceria com Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio).

Ajude-nos a continuar nosso trabalho independente. Você jamais será livre, sem uma imprensa livre. Contribua.

da Redação

Comentários