Uma lágrima para Chico Oliveira (Ex PT) que disse no Roda Viva. "O Lula não tem caráter "

Com informações do G1

Morreu na madrugada desta quarta-feira (10) em São Paulo, aos 85 anos, o sociólogo Francisco Maria Cavalcanti de Oliveira, conhecido como Chico de Oliveira. A informação foi confirmada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP), instituição da qual Oliveira era professor aposentado.

O velório acontecerá das 17h às 22h no Salão Nobre do prédio da FFLCH, na Cidade Universitária, Zona Oeste de São Paulo.

Chico Oliveira nasceu em Recife em 1933, onde também graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1956. Em 1988, se tornou docente no departamento de Sociologia da FFLCH, onde atuava na área de Planejamento Urbano e Regional, Estudos Industriais e Economia Regional. Foi também coordenador-executivo do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedi).

Em 2004, recebeu o prêmio Jabuti na categoria Ciências Humanas pelo livro "Crítica à razão dualista/O ornitorrinco", publicado pela editora Boitempo.

O sociólogo participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), compondo a 1ª Diretoria Executiva da Fundação Wilson Pinheiro. Posteriormente, deixou o partido por divergências e colaborou para a criação do PSOL.

Assista o vídeo onde ele fala de Lula:

Ajude-nos a continuar nosso trabalho independente. Você jamais será livre, sem uma imprensa livre. Contribua.

da Redação

Comentários