Comissão do Senado aprova indicação de Fernanda Nechio para diretoria do BC

Com informações do Poder360

A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado aprovou nesta 3ª feira (2.jul.2019) a indicação de Fernanda Feitosa Nechio para diretoria do Banco Central. A economista ficará à frente da área de Assuntos Internacionais e Riscos Corporativos.

A indicação ainda precisa ser aprovada pelo plenário da Casa. A expectativa é que seja analisada pelos senadores ainda nesta 3ª.

Se confirmada no cargo, será a 4ª diretora do BC e a 1ª vez que duas mulheres ocupam cargos na diretoria simultaneamente. Desde 2018, Carolina de Assis Barros comanda a área de Administração. O colegiado é composto por 8 diretores e o presidente do BC.

Em sabatina, a diretora defendeu que a aprovação de reformas fiscais é fundamental para a retomada do crescimento sustentável. “Os efeitos podem não ser imediatos em si, mas as mudanças sobre a percepção do país afetam decisões de investimento, o que afeta a economia e possíveis ganhos e expectativas de crescimento”, disse.

Em relação ao cenário internacional, Fernanda disse que a desaceleração da economia global podem ter impacto na dinâmica da economia brasileira. Segundo a economista, as reservas internacionais “robustas” e a condução firme da política monetária contribui para criar condições para absorver a instabilidade.

Fernanda é bacharel e mestre em economia pela PUC-Rio e PhD em economia pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Também publicou diversos artigos internacionais sobre política monetária e temas de interesse do Banco Central.

Para assumir o cargo no BC, Fernanda deixou o cargo de research advisor no Federal Reserve Bank (Banco Central norte-americano) de São Francisco. Ela atuou na instituição por 10 anos. Durante sua passagem pela instituição, auxiliou 3 presidentes do FED na formulação e condução da política monetária americana.

Ajude-nos a continuar nosso trabalho independente. Você jamais será livre, sem uma imprensa livre. Contribua.

da Redação

Comentários