Pela 1ª vez, Brasil perde liderança em lista de melhores universidades

Com informações do Site Poder360

O Brasil perdeu o 1º lugar do ranking das melhores instituições de ensino superior da América Latina e Caribe. O posto, que estava há anos com a Unicamp (Universidade de Campinas), passou para a PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Chile. É a 1ª vez na história que o Brasil não lidera o ranking.

O levantamento anual, feito pela revista britânica Times Higher Education, foi divulgado nessa 3ª feira (18.jun.2019). Levou em consideração pontos como o ensino, títulos dos professores, pesquisas científicas e a influência que elas têm no meio acadêmico e na indústria.

O 2º lugar do ranking de 2019 continuou com a USP (Universidade de São Paulo). O 3º lugar, em que estava a PUC do Chile, ficou com a Unicamp.

fonte: Times Higher Education

Mesmo com a queda, a pontuação geral atribuída a Unicamp aumentou. O que ocasionou a mudança é que a PUC do Chile produziu mais pesquisas que as duas universidades brasileiras.

Para o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, a mudança de posto entre universidades nas primeiras posições é natural. “A diferença de pontuação entre as instituições é pequena, o que possibilita variações de um ano para outro. O importante é que a Unicamp continua muito bem classificada”, diz.

Knobel também ponderou que cortes de recursos para o setor determinados pelo governo federal podem afetar futuramente o desempenho das instituições brasileiras nos rankings internacionais.

Ao todo, 52 universidades brasileiras participaram do levantamento. Veja as colocações dos 25 primeiros lugares:

Ajude-nos a continuar nosso trabalho independente. Você jamais será livre, sem uma imprensa livre. Contribua.

da Redação

Comentários