Morre o cineasta Franco Zeffirelli, aos 96 anos

Com informações do O Globo

O cineasta italiano Franco Zeffirelli, conhecido por filmes como "Romeu e Julieta" (1968), faleceu neste sábado, 15, aos 96 anos em sua casa em Roma, anunciou a imprensa local, cintando fontes da família.

O artista faleceu em decorrência "de uma longa doença que se agravou nos últimos meses", informou a imprensa.

Em geral mais apreciado pelo público do que pelos críticos, Zeffirelli foi o último representante de uma geração do cinema italiano que amadureceu após a Segunda Guerra Mundial e incluiu Federico Fellini, Luchino Visconti e Vittorio De Sica.

Ele dirigiu mais de duas dúzias de filmes, como "Jesus de Nazaré" (1977), "O campeão" (1979) e "Amor sem Fim" (1981), trabalhando com estrelas como Elizabeth Taylor, Richard Burton, Laurence Olivier, Alec Guinness, Faye Dunaway e Jon Voight. Também foi cenógrafo e diretor de ópera.

Senador pelo partido Forza Italia entre 1994 e 2001, foi criticado por sua associação com o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

"Franco Zeffirelli, um dos maiores homens de cultura do mundo, faleceu esta manhã", anunciou no Twitter Dario Nardella, o prefeito de Florença, cidade natal de Zeffirelli. "Adeus querido Maestro, Florença nunca vai esquecer de você."

Ajude-nos a continuar nosso trabalho independente. Você jamais será livre, sem uma imprensa livre. Contribua.

da Redação

Comentários