Oposição decide hoje forma de convocação de Sérgio Moro ao Congresso

Por Tales Faria colunista do UOL

Oposição decide hoje forma de convocação de Sérgio Moro ao Congresso.

Os líderes do PT no Senado, Humberto Costa (PE), e do PSol na Câmara, Ivan Valente (SP), disseram ao blogo que seus partidos darão entrada num pedido de convocação do ministro da Justiça, Sérgio Moro, ao Congresso.

Os dois líderes querem que Moro explique a publicação pela The Intercept Brasil de conversas entre ele e a força-tarefa da Lava Jato. Segundo os parlamentares, as conversas apontam que Moro orientou investigações promovidas pela equipe do procurador Deltan Dallagnol sobre os casos da Lava Jato no âmbito da Lava Jato.

O senador e o deputado disseram que, antes, pretendem discutir com os demais paridos de oposição, a forma da convocação. Ivan Valente defende que seja para uma sessão no plenário.

A líder da Minoria na Câmara, deputada Jandira Feghalli (PCdoB) anunciou que os líderes de oposição estão antecipando suas viagens a Brasília para uma reunião hoje, por volta de meio dia.

No encontro, os oposicionistas deverão traçar uma estratégia comum, o que não exclui que cada legenda apresente outros requerimentos.

Líderes do Centrão ouvidos pelo blog adiantam, reservadamente, que apoiarão a convocação do ministro.

O ambiente no Congresso para o ministro já não era dos melhores. Não só por ter denunciado e condenado vários parlamentares, como também por ter trocado farpas com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A expectativa de seus desafetos é de que chegou a hora do revide.

Ajude-nos a continuar nosso trabalho independente. Você jamais será livre, sem uma imprensa livre. Contribua.

da Redação

Comentários