João Campos (PSB) acusa governo Bolsonaro de nada fazer contra problemas na educação

Com informações do Blog do Jamildo do Portal NE10

O deputado federal João Campos (PSB) criticou, em reunião com o segmento da Juventude do seu partido, nesse sábado (1º), a atuação do governo Jair Bolsonaro (PSL) na educação. "O problema é o déficit de creches no nosso País, são os 10 milhões de analfabetos. E o governo faz o que para enfrentar isso? Nada!", afirmou o socialista.

João Campos falou aos correligionários sobre o bloqueio de recursos para universidades federais, anunciado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, em abril. "Esse corte foi a ponta do iceberg. Se é corte ou contingenciamento, não importa. É menos dinheiro pra educação. O problema da educação é a Escola Sem Partido? É o ensino no âmbito familiar? Não".

João Campos integra uma comissão externa na Câmara para fiscalizar o Ministério da Educação.

O bloqueio anunciado foi de 30% das verbas discricionárias, que não são obrigatórias e servem, por exemplo, para os serviços de limpeza. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi uma das que anunciaram que poderiam ter serviços paralisados com o corte.

Reforma da Previdência

João Campos ainda defendeu a emenda apresentada por ele para destinar à educação 20% do que for economizado com a reforma da Previdência. Na proposta apresentada pelo governo, que está em análise na comissão especial da Câmara dos Deputados, a economia prevista é de cerca de R$ 1 trilhão em dez anos.

Ajude-nos a continuar nosso trabalho independente. Você jamais será livre, sem uma imprensa livre. Contribua.

da Redação

Comentários