Opinião: Ministro do STF que censurou Revista Crusoé e o site O Antagonista teve que voltar atrás em sua decisão.

Por André Beltrão.

A censura imposta ao Blog de Ricardo Antunes guarda semelhança com o fato ocorrido em abril, quando a Revista CrusoÉ e o site O Antagonista foram censurados por uma reportagem que citava uma frase atribuída ao presidente do STF, Dias Toffoli: "O amigo do amigo do meu Pai".

A frase, assim como o "racha" na família do restaurante mais antigo do Brasil (duas filhas e um genro querem se "apropriar" do estabelecimento) consta em processo que não corre em segredo de justiça.

Tanto em um caso, como no outro, os jornalistas apenas veicularam informações públicas sem emitir qualquer juízo de valor.No caso da CrusoÉ a frase de Toffoli consta na delação premiada de Marcelo Odebrechet, preso pela Lava Jato.

No caso do Recife, a censura chega a ser até mais absurda, foi o próprio dono do restaurante que expôs todo o seu descontentamento com a atitude tomada pelas duas filhas e pelo genro - que dizem "é violento" e vem a ser neto de um grande empresário bastante correto em seus negócios, Raimundo da Fonte.

Seu Armênio publicou uma nota paga nos jornais revelando toda mágoa pelo fato que terminou "chocando" toda sociedade pernambucana.

Não existe outro caminho para a justiça de Pernambuco que não seja o de rever a decisão e restabelecer a liberdade de expressão em nosso estado. Qualquer outra alternativa vai manchar a história do TJPE que é respeitado nacionalmente.

E não pode virar chacota nacional como foi feito contra o STF que foi criticado em todo o Brasil, até mesmo pelos seus próprios ministros que tiveram coragem de exprimir a sua insatisfação com a decisão monocrática do ministro Alexandre de Moraes.

Ricardo Antunes estudou comigo na UFPE e é um dos maiores jornalistas investigativos de todo o Brasil. Passou pelos principais jornais do Recife e de Brasília e é respeitado por sua credibilidade e por sua coragem de contar as histórias que outros jornais e blogs não podem contar. Não sou especialista em direito mas acho que é tudo uma questão de tempo para que ele conquiste mais uma vitória sobre os "censores de plantão".

Vamos todos ajudá-los nessa caminhada que, não é só dele, mas de todos que amam o jornalismo livre e independente.

André Beltrão, Jornalista formado em 1984 pela UFPE, foi editor e repórter da Tv Verdes Mares_ Globo, 1989 a 1996.

Ajude-nos a continuar nosso trabalho independente. Você jamais será livre, sem uma imprensa livre. Contribua.

da Redação

Comentários