Deputados do PSB marcam presença em reunião com Bolsonaro

Blog do Jamildo do Portal Ne10

Em reunião nesta terça-feira (21), deputados do PSB no Nordeste decidiram participar de um café da manhã com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) no Palácio do Planalto, marcado para esta quarta-feira (22). De oposição, o partido tem 13 deputados e um senador na região.

Além do líder da bancada socialista na Câmara dos Deputados, Tadeu Alencar (PE), estão confirmados todos os deputados: Átila Lira (PI), Bira do Pindaré (MA), Danilo Cabral (PE), Denis Bezerra (CE), Felipe Carreras (PE), Gervásio Maia (PB), Gonzaga Patriota (PE), JHC (AL), João Campos (PE), Lídice da Mata (BA), Marcelo Nilo (BA) e Rafael Motta (RN).

"Tudo o que diz respeito aos interesses da Região Nordeste nos interessa. O governo deveria pensar o mesmo. Por isso, decidimos atender ao convite. Espero que não seja em vão", afirmou o líder da bancada, Tadeu Alencar (PE), em nota.

"A expectativa é de que seja primeiro apresentado um pensamento sobre o Nordeste, porque até agora a gente não sabe o que o governo pensa para a região", disse Danilo Cabral. "Queremos que o Nordeste não volte a ser encarado como peso para o Brasil, como já foi, visto de forma preconceituosa e discriminatória".

O deputado enfatizou que o PSB segue na oposição a Bolsonaro, mas que se posiciona de forma "responsável". "Tem que estar disposto a escutar.Vamos nos manifestar depois", afirmou.

Na pauta da reunião estão questões como a reforma da Previdência; pontos apontados pelos governadores, como a segurança e o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação); a continuidade de obras na região, incluindo a transposição do rio São Francisco e da Transnordestina; e a reestruturação da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).

Para Danilo Cabral, na reunião ;não vai ter discussão, vai ter apresentação Precisamos saber o que isso (a reestruturação da Chesf) significa, porque temos uma posição muito firme em defesa da Chesf como empresa pública exemplificou.

Ao todo, a bancada nordestina é de 151 deputados e 27 senadores.

Visita de Bolsonaro

A reunião com a bancada do Nordeste é dois dias antes da primeira visita de Bolsonaro à região. O presidente estará na próxima sexta-feira (24) no Recife para participar da reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

O presidente também vai a Petrolina, no Sertão, para a entrega de unidades do Minha Casa Minha Vida. O prefeito da cidade é Miguel Coelho (sem partido), filho do líder do governo.

Ajude-nos a continuar nosso trabalho independente. Você jamais será livre, sem uma imprensa livre. Contribua.

da Redação

Comentários