Polícia vai investigar quem está ameaçando o Blog. Entidades já receberam dossiê completo das nossas principais matérias.

Da Redação

Delegacia de Boa Viagem.

Depois de várias ameaças e de um pedido de censura prévia o nosso blog entrou, ontem (12), com uma queixa crime de "ameça a integridade física" do seu editor, o jornalista investigativo, Ricardo Antunes, na Delegacia de Boa Viagem.

Dossiê com as principais matérias já foram entregues.

O blog deixou uma relação com nome de todas as pessoas citadas direta ou indiretamente nas últimas matérias que foram postadas, com especial atenção para o caso do restaurante mais antigo do Brasil, a prisão dos empresários sonegadores e, ainda, contra donos de empresas de eventos que possuem parceria com a WE DO Eventos, acusada de sonegação e lavagem de dinheiro.

"Dessa forma todas essas pessoas são de uma forma ou de outra responsáveis sobre algum fato que possa me acontecer. A sociedade não abre mão de informações que não circulam na grande mídia, e é muito importante que os "poderosos de plantão" saibam que não vão nos intimidar com esse tipo de ataque", disse o editor do Blog, Ricardo Antunes, que foi alvo de telefonemas e emails em tom de ameaças.

Boletim de ocorrência com as ameaças feitas.

Um dossiê com as principais matérias investigativas ( alguma delas publicadas também na grande mídia) foi enviada na sexta-feira para diversas entidades de jornalistas, como a Fenaj (Federação Nacional de Jornalistas), ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e Sociedade) e da ONG Repórteres Sem Fronteiras que todo o final do ano traz um relatório com principais ameças a liberdade de imprensa em todo mundo.

Fundada em 1985, a RSF atua internacionalmente em defesa da liberdade, da independência e do pluralismo no jornalismo. Com um status consultivo junto à ONU e à Unesco, a organização sediada em Paris também publica anualmente o Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa, uma ferramenta de referência.

Advogado Rômulo Lins não tem dúvida que a censura é inconstitucional.

A RSF pretende agir contra a perseguição de profissionais da mídia. Há tempos que a ONG vem pedindo um enviado especial da ONU para a proteção de jornalistas. Tal medida poderia coordenar o trabalho dos Estados-membros a fim de proteger esses profissionais e fazer cumprir a lei internacional existente.

A Constituição não diz ‘é livre’, diz ‘é plena a liberdade de informação jornalística’. Então é um sobredireito. E o pleno é íntegro, é cheio, é compacto, não é pela metade. Então, ou a liberdade de imprensa é completa, cheia, íntegra, ou é um arremedo de liberdade de imprensa. É uma contrafação jurídica”, disse o ex-ministro do STF, Carlos Ayres Britto, ao comentar o recente caso de censura ao site Antagonista e à revista Crusoé.

Por sua vez, o advogado que defende o blog, Rômulo Lins, reiterou que as matérias jornalísticas publicadas no blog, "não atingem a honra objetiva ou subjetiva dos autores” e lembra que “os artigos 5-IV e 220 estabelecem que a manutenção do pensamento, a criação e informação não podem sofrer qualquer restrição”.

Essa semana o jornalista vai está com o Secretário de Justiça e Direitos Humanos Pedro Eurico e na próxima semana estará com os assessores do ministro da Justiça Sérgio Moro que já recebeu todo dossiê.

Ajude-nos a continuar nosso trabalho independente. Você jamais será livre, sem uma imprensa livre. Contribua.

da Redação

Comentários