Pesquisa Datafolha mostra que 61% dos brasileiros aprovam a Lava Jato

Da Redação com informações do BR18

A maioria dos brasileiros aprova os trabalhos da Operação Lava Jato, de acordo com pesquisa do Datafolha. Levantamento nacional feito pelo instituto nos dias 2 e 3 de abril aponta que 61% dos entrevistados consideram o andamento da operação ótimo ou bom. Outros 18% entendem que o desempenho é regular, e 18% o avaliam como ruim ou péssimo.

O Datafolha fez 2.086 entrevistas em 130 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O apoio à operação, que foi deflagrada no Paraná em 2014 e que desde então gerou desdobramentos pelo Brasil e nas instâncias superiores do Judiciário, é maior entre homens e entrevistados com renda familiar acima de cinco salários mínimos. Mas cai entre os jovens de 16 a 24 anos.

No recorte regional, o índice de ótimo/bom sobe no Sul, onde atinge 69%, e desce no Nordeste (53%). Há uma tendência de apoio maior entre simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Entre aqueles que dizem que o PSL é seu partido preferido, a taxa de ótimo/bom chega a 91%.

Mesmo entre eleitores do petista Fernando Haddad, o apoio continua alto: vai a 44%. Haddad substituiu na chapa do PT na eleição de 2018 o ex-presidente Lula, principal preso da operação e um de seus maiores críticos.

O mesmo levantamento do Datafolha registrou, porém, uma certa frustração dos entrevistados em relação ao combate à corrupção. O índice de entrevistados que acham que esse problema irá diminuir no país foi de 58% em dezembro passado para 35% agora.

da Redação

Comentários