Na UPE, Garanhuns realiza a Conferência Municipal de Saúde nesta quinta-feira (04)

Com informações da Assessoria de Imprensa

Gestores, profissionais e a população que usufrui do Sistema Único de Saúde (SUS), participaram, nesta quinta-feira (04), da VIII Conferência Municipal de Saúde de Garanhuns, realizada no auditório da Universidade de Pernambuco (UPE). Com o tema “Democracia e Saúde”, o evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Saúde de Garanhuns, e teve o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.

O objetivo do encontro foi subsidiar a elaboração de propostas para a II Conferência Macroregional de Saúde, que será realizada em Garanhuns nos dias 07 e 08 de maio.

Após o credenciamento dos participantes houve a formação de mesa, com a presença do vice-prefeito de Garanhuns, Haroldo Vicente, que no ato representou o prefeito Izaías Régis; do secretário-adjunto de Saúde, Harley Davidson, que representou a titular da pasta, Nilva Mendes; do representante do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e responsável técnico da Secretaria de Saúde, Ulisses Pereira; da presidente do Conselho Municipal de Saúde de Garanhuns, Marilda Alves e da representante da V Gerência Regional de Saúde (V Geres), Fátima Godoy.

O vice-prefeito de Garanhuns, Haroldo Vicente; o secretário-adjunto de Saúde, Harley Davidson; o representante do Cremepe, Ulisses Pereira; a presidente do Conselho Municipal de Garanhuns, Marilda Alves e a representante da Regional de Saúde, Fátima Godoy - Foto: Aquilles Soares

Após a leitura do regimento interno da conferência, houve uma palestra com o tema “Democracia e Saúde no Sistema Único de Saúde (Sus)”, com o enfermeiro mestre em Saúde da Família e professor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) — Campus Pesqueira, Robervam Pedroza. Logo após, “O Financiamento no Sistema Único de Saúde” foi o tema abordado pelo secretário-adjunto de Saúde de Garanhuns, Harley Davidson.

“Avalio este momento de maneira positiva, pois tivemos a participação de diversos segmentos da saúde, o que é muito importante para o fortalecimento das políticas públicas dentro do SUS. Agora, a próxima etapa é encaminhar as propostas para a Conferência Macrorregional”, afirmou Harley.

Encerrando a programação, foi realizada a plenária entre os participantes, seguida pela divisão dos eixos temáticos, debate e considerações finais a respeito da conferência. ”A nossa luta é pela saúde e por tudo aquilo que já conquistamos, queremos fazer valer o direito do cidadão brasileiro. E o intuito é tirar do papel, para que o conselho, juntamente da se

Ajude-nos a continuar nosso trabalho independente. Você jamais será livre, sem uma imprensa livre. Contribua.

da Redação

Comentários