Brasil perde um dos seus maiores intelectuais. Nossa lagríma para Hélio Jaguaribe

 

 

Por Ricardo Antunes

Quando estava em Brasília tive por duas vezes a oportunidade de conversar com o professor Hélio Jaguaribe. Uma numa entrevista onde falaca com otimismo sobre o futuro do Brasil e do seu povo. Em outra, um almoço mais descontraído one perguntei a ele qual era, enfim, a função de um intelectual? ele me disse:"Pensar em meu filho" E rimos dois juntos. Veja a matéria de O Globo sobre o seu deparaecimento nessa terça.

 

O intelectual e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) Helio Jaguaribe morreu aos 95 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos, segundo informou a ABL. O velório ocorrerá na quarta-feira, a partir das 10 horas, na sede da Academia. O sepultamento está previsto para o mesmo dia, às 15 horas, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

 

Um dos principais sociólogos do país, é autor de obras como "Brasil: alternativas e saídas", " A dependência político-econômica da América Latina" e "Um estudo crítico da história". Desde 2005 Jaguaribe ocupava a Cadeira número 11 da ABL, sucedendo o economista Celso Furtado.

 

 

Recentemente, ele foi tema de um documentário produzido por sua filha, Izabel Jaguaribe (o longa segue em cartaz em uma sessão do Cine Joia, 13h). Com narração de Fernanda Montenegro, “Tudo é irrelevante” traça um perfil do escritor passando por temas como filosofia, literatura e até vinho.

 

Ele conta com depoimentos de gente como o diplomata e filósofo Sergio Paulo Rouanet, o advogado e educador Candido Mendes, os economistas Maria da Conceição Tavares e André Lara Resende, o sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o filósofo Antonio Cicero, o jornalista Zuenir Ventura e a atriz Fernanda Montenegro — esta última também narra o filme.

Leia mais: https://oglobo.globo.com/cultura/livros/morre-helio-jaguaribe-intelectual-membro-da-abl-aos-95-anos-23054453#ixzz5QjUBkReC

stest

Leia mais: https://oglobo.globo.com/cultura/livros/morre-helio-jaguaribe-intelectual-membro-da-abl-aos-95-anos-23054453#ixzz5QjTyrF6T

stest

Ajude-nos a continuar nosso trabalho independente. Você jamais será livre, sem uma imprensa livre. Contribua.

Comentários