Política

Sob o silêncio das ruas, Câmara salvará Temer, diz Josias de Souza. Recomendo o texto.

Sob o silêncio das ruas, Câmara salvará Temer, diz Josias de Souza. Recomendo o texto.

02/08/2017 12:35

Por Josias de Souza

Um ano e três meses depois de aprovar o impeachment de Dilma Rousseff, a Câmara se reúne nesta quarta-feira para decidir o futuro de Michel Temer. E os mesmos deputados que se enrolaram na bandeira da moralidade para justificar a deposição de Dilma revelam-se agora dispostos a mandar a ética às favas para livrar Temer de um processo por corrupção que poderia conduzi-lo do Planalto para a cadeia. As ruas vazias indicam que o cinismo prevaleceu sobre a revolta popular.

Manejando as mesmas armas usadas por Dilma —cargos, verbas e um apelo ao instinto de autoproteção contra a Lava Jato— Temer conseguirá sepultar esta primeira denúncia da Procuradoria contra ele. A oposição manobra para protelar a votação.

Mas não dispõe dos 342 votos necessários para manter a investigação viva. Temer sobreviverá. A dúvida é quanto ao tamanho da fragilidade da sua Presidência. Isso será revelado pelo placar da votação.

O brasileiro continua de saco cheio. A taxa de aprovação de Temer oscila entre 5% e 7%, dependendo da pesquisa. Mas a insatisfação se trancou em casa. O silêncio das ruas virou parte do escândalo. Diante da perspectiva de ser presidido por Rodrigo Maia, o eleitor optou pela inércia.

Conhecido como país do jeito pra tudo, o Brasil vai se revelando um país que não tem jeito. É como se existisse uma falha estrutural —uma urucubaca congênita que frustra todas as tentativas de reformar a nação.

Compartilhe nas suas redes sociais.Share on FacebookTweet about this on Twitter

Comentários

Giovanni Rattacaso Filho - 2 de agosto de 2017

Sinceramente, não sei o que pode ser pior: afastar Temer – Presidente com um dos piores índices de apoio popular da nossa história e, apesar de estar no podet de maneira no mínimo questionável, mas que tem iniciado um processo de reformas e mudanças que vem apresentando resultados positivos em diversos pontos da nossa economia ou, lamentar o fato dos nossos Deputados Federais barrarem a abertura de um processo contra nosso atual mandatário do Poder Executivo Federal, o qual, já foi mais do que demonstrada a sua participação em situações imundas da nossa política, através de filmagens, testemunhos, etc…
Onde vamos parar? Para onde estamos caminhando?

[Reply]

Opine e entre na discussão