Política

Oposição confirma pré-candidatura de Armando Monteiro (PTB) ao Governo de Pernambuco

Oposição confirma pré-candidatura de Armando Monteiro (PTB) ao Governo de Pernambuco

11/06/2018 23:00

Da Folha de S. Paulo

O senador Armando Monteiro Neto (PTB) foi anunciado na manhã desta segunda-feira (11) como pré-candidato ao governo de Pernambuco pelo grupo de oposição ao governador Paulo Câmara (PSB).

Também foi anunciada a pré-candidatura ao Senado do deputado federal Mendonça Filho (DEM), que foi ministro da Educação no governo Michel Temer (MDB). As pré-candidaturas foram confirmadas em ato da Frente das Oposições, que reuniu oito partidos: PTB, PSDB, DEM, PRB, PPS, PV, Podemos e PRTB.

Ao lançar-se ao governo de Pernambuco, Monteiro celebrou a convergência dos partidos de oposição e criticou a gestão do governador Paulo Câmara.

“Esse governo que aí está não correspondeu, não fez as entregas [de obras], não se colocou à altura do desafio que é governar Pernambuco. Não deu rumo à administração, se omitiu. Pernambuco perdeu vez e voz”, afirmou o pré-candidato.

Nesta segunda (11), o Senador Armando Monteiro foi anunciado como pré-candidato ao Governo de Pernambuco pelo PTB

Eleito senador desde 2010 com o apoio do então governador Eduardo Campos (1965-2014), Monteiro foi ministro do Desenvolvimento no governo Dilma Rousseff (PT). Rompeu com o PSB em 2013 e consolidou-se como um dos principais nomes da oposição em Pernambuco.

Foi candidato ao governo em 2014 com o apoio do PT, mas perdeu no primeiro turno para Paulo Câmara. Nas eleições deste ano, aproximou-se de DEM e PSDB, partidos que romperam com o governador e migraram para a oposição em 2016.

A segunda vaga ao Senado da chapa das oposições ainda está aberta. O grupo tenta atrair partidos da base do governador. O principal alvo é o PSC, que tem como pré-candidato ao Senado o deputado estadual André Ferreira. Outra possibilidade é o deputado federal Sílvio Costa (Avante),  hoje próximo da pré-candidata ao governo do estado Marília Arraes (PT).

O candidato a vice-governador na chapa deverá ser indicado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que abriu mão de sua pré-candidatura para apoiar Armando. O nome mais cotado para a vaga é o do ex-deputado federal Guilherme Coelho (PSDB).

Opine e entre na discussão