Geral

Galo faz 40 anos e prepara desfile gigante pelas ruas do bairro do Recife no próximo sábado

Galo faz 40 anos e prepara desfile gigante pelas ruas do bairro do Recife no próximo sábado

06/02/2018 18:53

Com informações da Assessoria 

Galo 40 anos, Promovendo o Folclore e a Cultura de Pernambuco”,  é o tema do famoso  bloco sairá às ruas as ruas no próximo sábado (10) com uma mistura de cores e de ritmos.“ O Galo da Madrugada promoveu uma verdadeira revitalização para o carnaval de rua, mantendo-se fiel aos seus objetivos, fortalecendo o folclore e a cultura e, principalmente, crescendo sem perder a originalidade. Nossa bandeira é sempre defender o frevo, o folclore e a cultura pernambucanos.”, explica o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Meneses.

 Esse ano a réplica gigante foi confeccionada pelo cenógrafo Edson Lira, um dos mais competentes do Brasil e veterano em decorações de várias cidades do Brasil, como Recife, Olinda, São Paulo e Rio de Janeiro. “O Galo continua lindo e dessa vez estará todo iluminado”, afirma Lira.

Credito: Rafael Martins/ Esp. DP- Galo da madrugada, foto aerea.

O objetivo inicial do Galo da Madrugada foi resgatar o verdadeiro carnaval de rua do centro do Recife, mais especificamente do bairro de São José, que estava em total decadência. “Na década de 70, o carnaval participativo entrou em vertiginosa decadência. Já não se via mais os tradicionais clubes, troças e blocos tocarem seus frevos nas ruas, acompanhados por admiradores e foliões.

Nossas agremiações passaram a desfilar apenas em passarelas, em busca unicamente de premiações”, relata o presidente da agremiação.

O frevo foi cedendo espaço para outros ritmos não pernambucanos. Foi nesse cenário, que o Galo da Madrugada nasceu e consegui resgatar, através do “Carnaval Participação”, a adesão de milhares de pessoas, para o carnaval de rua, para o frevo e trazendo de volta as tradicionais fantasias do carnaval do Recife. Esse espírito carnavalesco está no DNA dos pernambucanos.

Estima-se que o número de foliões se mantenha acima dos dois milhões este ano. Como de costume, o desfile de O Galo da Madrugada começa às 9h, depois da concentração da diretoria, trabalhadores, políticos e foliões no Café da Manhã do Galo, no Forte das Cinco Pontas. A primeira ala do bloco sai da Av. Sul, 751 (Galpão do Galo) no sentido do viaduto Capitão Temudo, retornando pela Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto), etc.

Neste horário, todas as alegorias, carros e trios já estão prontos, a postos para seguir o percurso Ao todo são seis quilômetros percorridos em mais de 9h de festa pelas ruas de pelo menos quatro bairros do Grande Recife. A dispersão da multidão acontece por volta das 18h30 na Rua do Imperador.

Considerado “o maior bloco da Terra” pelo Guinness Book, o Galo da Madrugada mantém sua tradição de ser comandado por artistas pernambucanos em cada trio, esses artistas podem convidar cantores de outros estados. Artistas de destaque nacional também vêm para o Galo e sobem nos trios para fazer duetos com o elenco de músicos da terra.

Essa é uma interação duplamente interessante: mostrar aos cantores de fora o que é o nosso carnaval e as nossas músicas e abrir espaço para nossos artistas e nossa música em outros estados. O Galo já tem blocos “irmãos” em 11 estados do Brasil e em três países. 

Este ano, o bloco mantém o mesmo número de alegorias, seis no total, que farão alusão às principais manifestações culturais de Pernambuco, antigos carnavais e compositores, apresentadas ao grande público, nas ruas do centro do Recife. São eles: Clarins e Trombetas, Abre-alas, Carnavais do Passado, Pernambuco de Todos os Carnavais, Grandes Compositores e Galo no Brasil e no Mundo.

Os patrocinadores do Galo para o Carnaval 2018 são em sua grande maioria empresas privadas, mas conta também com o apoio dos governos federal ( Lei Rouanet ), estadual e  municipal.

Compartilhe nas suas redes sociais.Share on FacebookTweet about this on Twitter

Opine e entre na discussão